A Fiserv apresenta sua primeira pesquisa em parceria com o Sebrae-SP: Fiserv Insights, que avalia o impacto da diversidade dos meios de pagamento do ponto de vista do empreendedor no Estado de São Paulo. O levantamento revela que cartões de crédito (98%) e de débito (96%) são os meios de pagamento mais aceitos por pequenos negócios. O Pix está em ascensão, com 51% de utilização por meios de QR Code dinâmico - aquele gerado diretamente na maquininha. Dinheiro em espécie aparece por último na lista, sendo aceito por apenas 3% dos entrevistados em todo o Estado, atrás das transferências bancárias (47%), boletos (32%) e vouchers (9%).
O estudo, que contou com a participação de 1.308 empreendedores paulistas, mostrou que 42% das vendas daqueles que aceitam cartão de crédito originam-se desse método. No caso dos que aceitam cartão de débito, 31% das vendas provêm desse meio. Quando se trata do Pix realizado pela maquininha, 20% das vendas têm essa origem, já os vouchers representam 12%.
Diversificação de canais
Os resultados também indicam que os pequenos negócios estão adotando uma abordagem multicanal para interagir e comercializar produtos e serviços. O WhatsApp é o canal mais utilizado para interação (73%), seguido por redes sociais (61%) e sites próprios (37%). Para vendas, o WhatsApp é o primeiro canal mais utilizado (62%), seguido pelo atendimento presencial (56%) e pelas redes sociais (36%).
O levantamento ainda revela que os pequenos negócios estão adotando novas tecnologias de pagamento, mas ainda há um longo caminho a ser percorrido. A popularização do Pix, por exemplo, depende do aumento da aceitação por meio de QR Code dinâmico - gerado pela maquininha, oferecendo mais segurança e praticidade ao varejista e ao cliente final. Além disso, os pequenos negócios precisam se familiarizar com outras tecnologias, como carteiras digitais, aplicativos de celular para pagamento por aproximação e Open Banking.
Expectativa para 12 meses
Os dados mostram uma mistura de otimismo e cautela dos empreendedores em relação ao futuro. Cerca de 47% acreditam que será um período melhor do que o ano anterior, enquanto 14% acreditam que será igual. No entanto, 28% expressam preocupações de que será pior, e um número significativo (11%) está incerto sobre o que esperar.
Na pesquisa Fiserv Insights você também pode compreender mais informações sobre o pequenos negócio, como:
- Perfil do empreendedor que usa maquininha;
- O que faz o empreendedor escolher a maquininha;
- Uso de carteiras digitais;
- Uso do aplicativo de celular para pagamento por aproximação;
- Dados sobre o conhecimento sobre meios de pagamentos digitais.
Leia mais em:
Conheça o Smart POS e o Tap on Phone da Fiserv
Você está pronto para atender um consumidor cada vez mais digital?
Como a Fiserv está transformando os serviços financeiros e de pagamentos com tecnologia e inovação
Você está pronto para atender um consumidor cada vez mais digital? Leia este e outros conteúdos em nosso Blog. Saiba quais são as soluções Fiserv disponibilizadas no Brasil navegando pelo site e acompanhe nossas redes sociais: LinkedIn, e Facebook.