A tokenização tem impulsionado a personalização da experiência do cliente com pagamentos, oferecendo agilidade, segurança e conveniência. Esse assunto foi repercutido no artigo de Alexandre Borghoff, diretor de Negócios de Soluções de Emissões da Fiserv no Brasil, na Finsiders. Acompanhe:
Não é novidade para ninguém que o mundo dos meios de pagamento está passando por uma grande transformação e a tecnologia tem possibilitado uma “remodelação” da experiência do cliente (CX). Uma das inovações de destaque é a tokenização que, no contexto dos pagamentos, é um processo que substitui os dados obrigatórios do cartão, como por exemplo, os números de um cartão de crédito, por tokens únicos e gerados aleatoriamente. Esses tokens são desprovidos de qualquer valor direto ou indireto, tornando-os inúteis para os cibercriminosos.
Para explicar a tokenização como tendência, recentemente, a Visa anunciou que suas transações online tokenizadas no Brasil cresceram 200% na comparação entre junho de 2022 e junho de 2023. A Fiserv, em sua plataforma omnicanal de pagamentos Carat que contempla todas as bandeiras, também registrou um aumento de 118% nas transações online de tokenização, de janeiro a agosto deste ano. Fato dado: a tokenização é uma tendência no segmento dos meios de pagamento.
Segurança e praticidade para o cliente
Além de proporcionar mais segurança nas transações, a tokenização simplifica o processo de pagamento, aprimorando a experiência do cliente. Ao efetuar um pagamento, os clientes não compartilham mais compartilhe os detalhes do cartão; em vez disso, são utilizados tokens para transações, reduzindo o atrito e economizando tempo. A tokenização também pode ser aproveitada para fornecer uma experiência mais personalizada. As empresas utilizam dados tokenizados para obter informações valiosas sobre o comportamento e as preferências dos clientes. Com esta informação, é possível adaptar suas ofertas, promoções e estratégias de marketing aos perfis individuais. Este nível de personalização pode resultar em taxas de conversão mais elevadas e na fidelização dos clientes.
Os benefícios se estendem aos pagamentos multiplataforma e omnicanal: atualmente, os clientes esperam a flexibilidade de realizar pagamentos por meio de diversos canais, como aplicativos móveis, sites e lojas físicas. Segundo o Banco Central, em 2022 o canal de acesso mobile foi responsável por 80% das transações realizadas no Brasil e a tokenização é recurso crucial para aumentar a segurança dos dados de pagamento em todos esses pontos de contato, proporcionando uma experiência multicanal, livre de atributos .
A tokenização em novas tecnologias de pagamento
A tendência do Tap on Phone, que permite que as empresas transformem seus smartphones em terminais de ponto de venda (POS), também pode ser mais segura com a tokenização. Além disso, a tecnologia desempenha um papel importante no provisionamento automático de informações de pagamento em carteiras digitais, cada vez mais populares entre os consumidores. Com a tokenização, a adição de cartões de crédito ou débito a essas carteiras se torna mais segura e eficiente. Os dados do cartão são substituídos por tokens únicos, o que significa que os números reais do cartão não são armazenados na carteira digital – simplificando o processo de adição de cartões, tornando-o rápido e livre de preocupações para os usuários.
A tokenização é a chave para uma CX aprimorada, uma vez que os clientes valorizam a facilidade de uso e a tranquilidade em relação à segurança de suas informações financeiras ao usar carteiras digitais. As empresas que a adotam, não apenas protegem seus clientes, mas também elevam sua experiência, fortalecendo o relacionamento e trazendo mais vantagem competitiva no cenário de pagamentos. À medida que a tecnologia continua avançando, a tokenização continuará sendo uma descoberta na busca contínua de fornecer experiências de pagamento em todo o mundo, é um caminho sem volta!
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