A Juniper Research estima que o custo total da fraude de comércio eletrônico para os varejistas excederá US $48 bilhões globalmente em 2023 - o valor foi de pouco mais de US $41 bilhões no ano passado. Mesmo que os números assustem, a boa notícia é que a tecnologia de codificação desses dados avança a cada dia.
Ao realizar uma compra, colocar dados como o número da conta ou a data de validade do cartão já não é mais uma condição obrigatória. Com a tokenização, os pagamentos em transações no e-commerce tornaram-se muito mais seguras - e devem ficar cada vez mais.
Parte dos sistemas de criptografia, tokenização é o ato de substituir informações sensíveis - como nome completo, CPF vinculado, os 16 números do cartão e o código de segurança, entre outras - por um identificador digital único, o token, capaz de fazer transações sem expor as informações. Essa tecnologia também é utilizada para a realização dos pagamentos por aproximação via NFC e até para outras operações que envolvam titularidade e informações financeiras. É possível tokenizar ingressos para shows e espetáculos, obras de arte e até imóveis.
A Visa recentemente afirmou que a quantidade de fraudes em transações tokenizadas no e-commerce é extremamente baixa, chegando a ser 4 vezes menor do que em outras operações onde este tipo de criptografia é utilizado. Isso porque cada transação efetuada com dados tokenizados gera um segundo código único, o criptograma, e a operação só pode ser concluída caso os dois sejam compatíveis. É como usar uma senha e uma contrassenha, só que ambas geradas aleatoriamente a cada transação. Se um criminoso capturar um token sem gerar o criptograma, não conseguirá utilizá-lo.
A tokenização ainda permite mais agilidade e flexibilidade no atendimento pré e pós-venda para alterações de contrato e cobranças, além de facilitar as vendas nos canais digitais. Também tem sido bastante positiva para a competitividade de setores como hotelaria e aluguel de carros, por exemplo, uma vez que os consumidores esperam poder ter acesso a serviços como esses a qualquer hora e a partir de qualquer lugar – inclusive comparando valores e serviços.
A Fiserv oferece soluções de tokenização e soluções antifraude para o e-commerce capazes de identificar os padrões das fraudes mais atuais do mercado, baseadas em mais de quatro mil variáveis de comportamentos de consumidores.
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