As vendas do e-commerce brasileiro cresceram 27% em 2021, mas cada vez mais os gestores precisam acompanhar as tendências de mercado, novos comportamentos dos consumidores e as inovações dos meios de pagamento. Para reduzir as contestações de compra online, a tokenização no mundo físico transportada para o universo online pode ser a alternativa para jornadas que permitem esse tipo de adaptação.
Assim, é fundamental que o empreendedor esteja pronto para se adaptar às novas demandas dos consumidores. A solução em tokenização da Fiserv, por meio da plataforma omninchannel Carat, oferece vantagens competitivas para que o estabelecimento comercial se concentre apenas em prover a melhor jornada. Tudo isso de forma totalmente flexível, com inúmeras possibilidades de customização, trazendo agilidade e novas funcionalidades; com uma plataforma robusta com alta capacidade de processamento de contas em diferentes ambientes, trazendo mais oportunidades de negócios.
A tokenização é um recurso de segurança que gera um código identificador digital exclusivo, aleatório e temporário para proteger dados sensíveis e que pode ser atrelada a uma operação de e-commerce. Em síntese, clientes de academias, clínicas de estéticas e depilação, entre outros estabelecimentos comerciais que exigem a presença do consumidor para a prestação de determinado serviço podem aproveitar a sua ida presencial no local para tokenizar um cartão com senha.
Tal funcionalidade traz muitos benefícios, como: blindagem contra hackers; adaptação às carteiras digitais; independência de um objeto físico, como um cartão; fidelização de clientes ao fornecer uma excelente experiência de compra, muito segura e rápida; além de estar de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
A evolução dos meios de pagamento já nos permite oferecer uma jornada em que os pagamentos são feitos sem nenhum dispositivo, sem a necessidade de informar os seus dados de pagamento a cada transação e que os serviços estejam a um clique de distância – como uma pizza, um pedido na farmácia ou dentro de um aplicativo de transporte. Conhecido por “pagamentos invisíveis”, as novas jornadas são desenhadas pensando em eliminar a necessidade de fornecer credenciais adicionais para autenticar uma compra, reconhecendo e autenticando automaticamente o cliente.
Isso possibilita a inclusão dos pagamentos recorrentes dentro da categoria de pagamentos invisíveis por se tratar de um pagamento automático. No mundo físico, empresas como escolas, cursos e academias de ginástica e esportes também podem fazer uso do pagamento recorrente para a cobrança das mensalidades.
Basicamente, é gerado um código aleatório e temporário que substitui um cartão de débito ou crédito e transforma os dados dos clientes (como CVV, nome, bandeira, CPF, etc.) em códigos alfanuméricos gerados por algoritmos, impedindo que qualquer um que não seja aquele que tem acesso à chave de segurança definida para o processo tenha acesso aos dados, que são enviados para um servidor de tokenização.
Diferente da criptografia, os tokens não tem nenhuma relação direta com os dados originais, portanto, eles não podem ser revertidos para o formato original, coisa que é possível com dados criptografados.
Artigo publicado originalmente no E-Commerce Brasil.