
A Black Friday, um evento promocional originado nos Estados Unidos e realizado sempre um dia depois da comemoração da Ação de Graças (Thanksgiving Day), é um marco para o início das compras natalinas por lá.
Enraizada também na cultura brasileira, a iniciativa tomou conta do mês de novembro e é vista com grande expectativa pelo varejista para potencializar suas vendas.
Além dos brasileiros usarem a data para anteciparem as compras de Natal, no Brasil há algumas características ao implementar a data sazonal: o desconto é oferecido por todo o mês de novembro, com uma possibilidade de parcelamento maior e uma vasta oferta de produtos e serviços entram em campanhas promocionais para fomentar o consumo.
Este ano a Black Friday coincide com a Copa do Mundo, o que acaba tendo reflexo nas projeções de compras do segmento marrom, ou seja, todos os aparelhos eletrônicos de uso doméstico para informação e entretenimento, como TVs e equipamentos de áudio e vídeo são classificados nessa categoria. E, com isso, os varejistas impulsionam as vendas com campanhas específicas.
Faltando pouco para essa data específica e oportuna para o varejo, ainda é possível se preparar ao focar nas vendas e deixar a tecnologia para os especialistas que oferecem uma experiência de compra perfeita para os consumidores na loja física, digital e integrada.
Veja como vender mais nessa Black Friday.
Diversidade de meios de pagamento e integração com o Pix - a partir da interface com a Sitef® (Solução inteligente de Transferência Eletrônica de Fundos) é possível aceitar mais de 240 meios de pagamentos, entre crédito, débito, cartões regionais, Private Labels e vouchers. Além dessa diversidade de meios de pagamento, esse será o segundo ano em que os varejistas oferecerão Pix como meio de pagamento e, em alguns casos do e-commerce, concedendo descontos especiais. O Pix pode ser disponibilizado de forma simples e ágil, tanto para soluções de captura de vendas em lojas físicas quanto para soluções de vendas online.
Pix mais seguro com roteamento entre PSPs – como na Black Friday o volume de transações costuma ser muito elevado, contar com infraestrutura robusta, com roteamento rápido e sem falha na conexão é fundamental para completar a venda e garantir que uma operação de Pix seja recebida e confirmada em segundos. Só a Fiserv oferece a redundância entre os PSP (Provedores de Serviços de Pagamento), ou seja, o estabelecimento comercial cadastrada quantas instituições de pagamento quiser. Caso, na hora da operação, o principal PSP apresente falha (como time-out, ou seja, tempo de processamento da operação), há uma segunda ou terceira opção disponível(is) para garantir que o cliente finalizará seu processamento da compra.
Conciliação completa da operação – a conciliação permite uma visão unificada e simplificada das informações dos meios de pagamento no mundo físico e digital, facilitando a gestão financeira do negócio. Por isso, na Black Friday, a conciliação evita retrabalhos, identificando erros, inconsistências e tudo o que foi faturado, devolvido ou estornado (chargeback). Para essa Black Friday, a novidade é que o setor de alimentação pode ter uma conciliação automatizada das vendas realizadas em plataformas de marketplace como Rappi e Ifood.
Experiência de compra com menos fricção e segurança – a tokenização dos dados de um cartão garante experiência de pagamento digital mais fluida e segura, pois protege as credenciais dos clientes quando armazenadas e agiliza o processo de compra, evitando que o consumidor forneça os dados do cartão no checkout. Dessa forma, o estabelecimento comercial pode oferecer facilidades como compra por um click ou serviços com recorrência (como assinatura). Para quem contar com o modelo de tokenização das bandeiras, também é possível ter as vantagens da atualização automática do dado de pagamento, isto é, mesmo que o cartão seja atualizado o cardtoken permanece ativo e válido, garantindo o aumento da taxa de conversão.
Soluções para evitar o abandono da compra
Link de Pagamento - uma tendência que tem chamado a atenção dos estabelecimentos comerciais, seja comércios com loja física ou online, é o link de pagamento. Ele pode ser usado como suporte à venda para diferentes tamanhos e tipos de negócios, permitindo a aceitação de pagamento em diversos canais de vendas como redes sociais, SMS e televendas.
O varejista pode fechar os pedidos de seus clientes enviando um link para o canal de comunicação e, consequentemente, abrindo um checkout online para realização da compra. O consumidor escolhe o método de pagamento e insere os dados, confirmando a compra. Tudo ocorre em ambiente seguro. O link pode ser gerado manualmente no Portal do Carat ou ser integrado via API na plataforma do varejista.
Nessa Black Friday, o link de pagamento também pode ser usado em estratégias de recuperação de carrinho, quando o cliente não finalizar a compra com êxito. É possível disparar uma comunicação para lembrá-lo que ainda é possível efetuar o pedido com um e-mail marketing com alguma condição especial, por exemplo.
No caso das lojas físicas, é possível usar essa solução para que o cliente possa reservar um produto e já pagar pelo link. Essa modalidade é uma ótima estratégia para estimular as vendas.
Retentativa – A negação de um pagamento pode acontecer por diversos motivos, como falhas ou situações como falta de limite do portador do cartão, e isso pode gerar uma experiência ruim. Para evitar esses transtornos, sobretudo em período com alto volume de transações diárias, ter um parceiro tecnológico que trabalhe com retentiva, ou seja, que proporcione formas de implementar uma estratégia de resubmeter vendas negadas pelos emissores de cartão, de acordo com as normas da Associação Brasileira das Empresas de Cartão de Crédito e Serviços (Abecs) e de cada bandeira para evitar punições.
O Carat, da Fiserv, que integra as lojas físicas e online, oferece todas essas soluções, inclusive a partir de um único ponto de contato, e é possível habilitar essas funcionalidades de maneira simples e ágil. As soluções, que podem ser ativadas de maneira simples e rápida, fazem a diferença para potencializar as vendas na Black Friday que está começando. Dessa forma, o varejista se concentra em seu negócio e a Fiserv cuida da tecnologia.