As inovações tecnológicas chegam para apoiar a democratização das formas de pagamento. O mercado já disponibiliza diversas opções, como Tap on Phone (celular como maquininha de cartão), pagamento por aproximação, Pix e QR Code. No entanto, embora as transações por aproximação - seja por smartphone, smartwatch ou mesmo cartão físico - continuem a crescer, uma grande parte dos mais de 250 milhões de celulares no Brasil hoje não têm acesso às tecnologias NFC (Near Field Communication) ou contactless.
Sempre à frente do mercado, a Fiserv, em parceria com a Elo, disponibiliza o Hub Elo QR Code, que permite que os consumidores façam compras diretamente nos pontos de venda digitalizando um QR Code com qualquer smartphone com câmera. Isso elimina a necessidade de ter um cartão físico ou um dispositivo móvel com tecnologia NFC ou contactless, expandindo efetivamente o acesso a pagamentos digitais para a maioria dos brasileiros.
A solução pode ser habilitada junto ao SiTef® da Fiserv, Transferência Eletrônica de Fundos presente em mais de 8 milhões de estabelecimentos comerciais no Brasil.
Poder de escolha dos clientes
A tecnologia também desempenha um papel importante no provisionamento automático de informações de pagamento em wallets digitais, cada vez mais populares entre os consumidores. Assim, dificulta roubo de dados e simplifica o processo de adição de cartões, tornando-o rápido e livre de preocupações para os usuários.
Além disso, a predileção por canais digitais nos últimos anos viabilizou uma mudança no comportamento do brasileiro. Isso levou a consideráveis transformações nas formas de consumo e de relacionamento – principalmente entre clientes e marcas. Os consumidores estão cada vez mais exigentes em relação à experiência de compra. As empresas que não se adaptarem a essa nova realidade ficarão para trás.
Uma pesquisa de mercado realizada pela Opinion Box e a retail tech Bornlogic revelou que 3 em cada 4 entrevistados consideram importante que as marcas ofereçam uma experiência de compra integrada em todos os seus canais. E 59% dos consumidores, dentre 2 mil entrevistados, consideram o atendimento personalizado uma vantagem para que a experiência de compras seja positiva.
Potencial de crescimento nos pagamentos com QR Code
Enquanto os consumidores estão mais digitais, a pesquisa Fiserv Insights: Meios de Pagamento das PMEs, realizada com 1.308 empreendedores do Estado de São Paulo, destaca que existe um grande potencial de crescimento dos pagamentos digitais nos pequenos e médios negócios. No caso de QR Code para receber pagamentos, 23,9% conhecem, mas nunca utilizaram, 5,8% não conhecem e 29,4% conhecem, mas quase não utilizam. Apenas 24,7% utilizam sempre e 16,1%, de 1 a 4 vezes por semana.
As carteiras digitais também são pouco exploradas pelas PMEs, assim como o link de pagamento, ainda com pequena participação nas vendas por WhatsApp (7%) e redes sociais (5%).
Na Fiserv, acreditamos em nosso potencial de transformar a forma como fazemos pagamentos. A Elo, por exemplo, pode obter um relacionamento mais forte com os seus clientes e uma vantagem competitiva no segmento. Esse poder de escolha dos usuários é algo já oferecido e seguirá norteando os avanços do mercado de pagamentos como um todo.
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