O segundo semestre do ano se aproxima e, com ele, importantes datas sazonais para o varejo como Dia dos Pais, Dia das Crianças, Black Friday e Natal. Como já se preparar para oferecer experiências únicas e diferenciadas aos consumidores, investindo especialmente na jornada de compra até o checkout para ganhar vendas e fidelizar clientes nestas comemorações?
1. Experiência omnichannel
Hoje, a Geração Z, os nativos digitais nascidos a partir de 1995, é o maior público consumidor do mundo. Esses são os consumidores do omnichannel e que exigem cada vez mais experiências integradas e fluídas na hora das compras. Isso significa mais acessos a ambientes digitais de compra, permitindo pagamentos em qualquer lugar, com qualquer meio e em qualquer dispositivo.
Eles também pesquisam muito antes de comprar um produto. Na Black Friday, por exemplo, a pesquisa Carat Insights apontou que 74% dos brasileiros costumam pesquisar na internet antes de comprar o produto, seja em loja física ou virtual.
Portanto, ser omnichannel é uma excelente aposta para reter vendas. A plataforma Carat da Fiserv oferece essa possibilidade de integração com diferentes canais de vendas e acesso às informações necessárias para atrair mais vendas.
2. Flexibilidade pagamento pagamentos
Oferecer diversidade de meios de pagamento, traz conveniência e deixa o consumidor mais à vontade na hora de pagar. O parcelamento no cartão de crédito pode ser uma ótima opção para facilitar a compra para quem está com o bolso mais apertado, além dos pagamentos digitais como Pix (87%) e carteiras digitais (80%) – que continuarão sendo os mais utilizados na próxima década, segundo a Carat Insights.
Gift cards, ou cartões-presente, também são ótimas opções em datas comemorativas por oferecerem mais facilidade e flexibilidade para os clientes que têm dúvidas do que presentear ou preferem deixar essa escolha para quem será presenteado. Portanto, oferecer essas opções é uma forma de não ficar limitado na hora do checkout.
3. Descontos e benefícios
58% dos brasileiros escolhem pagar com meios que ofereçam descontos e promoções, segundo a Carat Insights. Cupons de desconto, cashbacks e outros benefícios agradam qualquer consumidor.
4. Segurança nas transações no e-commerce
Além da segurança dos pagamentos digitais que não exigem senhas, como a carteira digital, a tokenização dos cartões no e-commerce tornou esse tipo de transação muito mais segura. Parte dos sistemas de criptografia, tokenização é o ato de substituir informações pessoais sensíveis além de dados como código de segurança do cartão. Essa tecnologia também é utilizada para a realização dos pagamentos por aproximação via NFC e até para outras operações que envolvam titularidade e informações financeiras.
Para evitar qualquer risco de fraude, o varejista deve contar com um antifraude eficiente e em permanente atualização para analisar os pedidos de uma loja virtual e identificar as compras suspeitas.
5. Soluções ágeis e sem risco de falhas
Como em datas comemorativas o volume de transações costuma ser muito elevado, contar com infraestrutura robusta, com roteamento rápido e sem falha na conexão é fundamental para completar a venda e garantir que uma operação tanto de cartão como de Pix seja recebida e confirmada em segundos. Só a Fiserv oferece a redundância entre os PSP para Pix (Provedores de Serviços de Pagamento), ou seja, o estabelecimento comercial pode cadastrar ate cinco instituições de pagamento. Caso, na hora da operação, o principal PSP apresente falha, há uma segunda ou terceira opção disponível para garantir que o cliente finalize seu processamento da compra.
O conjunto dessas soluções no varejo oferece uma experiência de pagamento mais transparente e sem fricção, potencializando as chances de vendas nas próximas datas sazonais. A Fiserv tem todas essas soluções prontas para te atender. Conheça cada uma delas aqui.
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