As técnicas de fraudes financeiras estão cada vez mais sofisticadas. A startup de cibersegurança CAF – Empresa Antifraude Nacional –, informa que 2,8 mil tentativas de fraudes financeiras em canais eletrônicos foram realizadas por minuto no Brasil no primeiro trimestre de 2023. Para se proteger de possíveis golpes, as empresas necessitam cada vez mais de recursos tecnológicos avançados para identificar esses riscos, devido ao grande volume de transações diárias, em diferentes canais de vendas – transações digitais, caixas eletrônicos, no call center, SMS, WhatsApp ou comprando em uma loja física ou virtual.
De fato, o investimento na redução de fraudes e chargebacks virou prioridade nas empresas, segundo dados da 2013 Global Ecommerce Payments and Fraud Report. Em 2021, a prioridade era investimento na experiência do consumidor (50%), seguida por fraudes e riscos (40%). Em 2023, a experiência do cliente ficou com 36% da fatia e o investimento em fraude 46%.
Fiserv em constante evolução contra fraudes
Em participação no evento organizado pela StoneAge, sobre “Tecnologias Antifraude - Unindo forças contra as fraudes”, Ronaldo Trigo, Diretor de Crédito e Prevenção a Fraudes do Brasil na Fiserv, destacou que é praticamente impossível uma análise avançada de fraude nas empresas que transacionam altos volumes sem o uso de inteligência artificial (IA). “Sem um machine learning, uma inteligência artificial no processo, fica difícil processar todas as informações e variáveis que ocorrem no sistema das empresas. Os algoritmos de inteligência artificial são fundamentais para segmentarmos o que precisa de uma interação humana ou não. Exemplos práticos são a análise de transações no ambiente digital, na prevenção de fraudes no e-commerce, o rastreamento e análise dos padrões de consumo. Os sistemas precisam se conectar em tempo real para garantir uma experiência consistente, e isso inclui autenticação em todos os canais”, explica.
As soluções antifraude da Fiserv estão em constante evolução, além de oferecer aos clientes ferramentas de monitoramento de transações e no credenciamento de estabelecimentos. “Evoluímos muito na detecção de fraudes em transações com cartão em 2023, com 50% menos perdas que no ano passado”, destaca.
Antecipação de recebíveis
A utilização crescente da antecipação de recebíveis pelas empresas que precisam de dinheiro para o fluxo de caixa e capital de giro de suas operações também exige soluções de prevenção à fraude e risco. Na antecipação, uma compra programada para o varejista receber em 28 ou 30 dias, está sendo antecipada para um dia depois da venda. Trigo explica que os bancos e instituições prestadoras desse serviço precisam investir em soluções antifraude para identificar comportamentos incomuns na hora de conceder crédito e evitar, por exemplo, que a antecipação seja feita para várias transações que não se comportam como o usual de compras do segmento que o lojista opera.
A Fiserv atua com tecnologias avançadas no combate à fraude. Quer saber mais? Assista a live do evento aqui e leia mais conteúdos em nosso Blog. Saiba quais são as soluções Fiserv disponibilizadas no Brasil navegando pelo site e acompanhe nossas redes sociais: LinkedIn, e Facebook.
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