O hábito de consumo dos brasileiros mudou, como deixa claro pesquisa divulgada recentemente pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico. O e-commerce disparou durante a pandemia: 2020 fechou com aumento de 73% nas vendas online. A modalidade vai assim caindo no gosto do brasileiro, e a expectativa é que continue avançando mesmo no pós-pandemia.
Ainda que não sejam novidade, os pagamentos online ganharam impulso e podem ser ótimas soluções para diferentes casos de uso. A seguir, destacamos as principais funcionalidades disponibilizadas pela Fiserv para vendas online. Confira!
O uso do pagamento online pelas empresas
1. No varejo
Sistemas de pagamento online ampliam a abrangência de aceitação de pagamentos no e-commerce. Recursos como retentativa de pagamento (um meio de recuperar as cobranças que não foram autorizadas) e roteamento automáticos entre os adquirentes elevam a taxa de conversão de vendas.
O link de pagamento é outro mecanismo extremamente funcional, perfeito para otimizar o tempo dos vendedores nas lojas físicas, pois permite vendas pelo WhatsApp, redes sociais ou até mesmo por telefone, sem necessidade de integração técnica. Com ele, o vendedor presta um atendimento VIP: ele envia o link de pagamento online, o cliente paga e pode retirar a mercadoria na loja ou receber por delivery.
2. No segmento de turismo
Em hotéis, agências de viagem ou aluguel de carros, a solução de pagamento online da Fiserv permite uma pré-autorização de modo a garantir a reserva do cliente. Depois, a empresa cobra o residual, na efetivação do pagamento, além do eventual consumo de outros itens que ocorreram após a reserva.
3. Em serviços
Adotar o pagamento online significa ter a disposição o serviço one-click-buy, que armazena os dados de cartão do cliente com segurança para cobrá-lo nas próximas operações, a cada compra ou serviço prestado, sem ter que solicitar os dados novamente. Assim, o cliente conta com a tokenização dos dados, que proporciona mais segurança.
4. Nas assinaturas
Academias, escolas, streamings de música e/ou conteúdo, entre outros, tem no pagamento online da Fiserv a melhor opção para seus negócios. É possível agendar pagamentos recorrentes e reduzir inadimplência. A plataforma notifica por meio de relatórios caso o cartão seja cancelado ou bloqueado para que a situação do cliente seja rapidamente resolvida.
Para lojistas de qualquer segmento, com uma pequena empresa ou uma grande rede de varejo, que tem necessidade de vender online, entre em contato neste link. Para saber mais, confira o que você precisa saber para adotar o pagamento online no seu negócio.