
Oferecer ao cliente o melhor atendimento, um paradigma dos negócios de sucesso, ficou ainda mais importante para assegurar as vendas no atual cenário, de incertezas inspiradas pela pandemia da Covid-19 e seus impactos no mundo todo.
A integração omnichannel é o que há de mais moderno em termos de estratégia para assegurar clientes satisfeitos e vendas em crescimento, uma vez que dá ao varejista uma visão integrada e o controle do conjunto das operações e dos contatos dos clientes em todos os canais da empresa (on-line e off-line).
Ainda, o comércio se torna omnichannel quando consegue dar soluções rápidas e eficazes para compradores e interessados. Pode oferecer compra no e-commerce e retirada na loja física ou vice-versa, conforme a comodidade do comprador. O resultado é a sonhada fidelização da clientela.
Por que adotar o omnichannel?
Com uma linguagem única, integrada, entre os seus diversos canais de vendas, o consumidor tem uma experiência melhor e mais segura nas compras. Caso tenha algum problema ou demanda, o varejista pode verificar em que ponto está a jornada de compra e oferecer assistência para que o cliente feche a compra.
Pode ser uma singela dúvida sobre a cor da mercadoria, hesitação em usar o cartão de crédito para uma compra remota ou questões sobre a garantia estendida. A integração omnichannel permite ao varejista enxergar o status da operação e atender bem o consumidor.
Estas vantagens no atendimento aumentam a satisfação do cliente ao mesmo tempo em que, poupando tempo e concentrando informações, permitem que o varejista se foque na condução dos negócios e estratégias para ampliar as vendas.
Alto nível de customização
Desenhada para viabilizar o aumento das vendas, a estratégia omnichannel permite ao varejista um alto nível de customização das aplicações. Ou seja, a tecnologia trabalha de forma inteligente ao histórico de compras e interações realizados pelo consumidor, não importando qual canal foi usado, se loja física ou virtual.
Com essas informações agregadas e organizadas automaticamente, o comerciante passa a conhecer melhor os seus clientes, suas preferências e seus hábitos de consumo. Com esses dados processados, pode criar, entre outras coisas, ofertas mais assertivas, reconhecimento de consumidores e premiação de clientes fiéis.
Além disso, pode elaborar ações de marketing e de vendas completamente personalizadas, desenvolvidas de acordo com os interesses do consumidor. O resultado, claro, é uma experiência única, que leva o cliente a recomendar para família e amigos e a voltar para fazer novos pedidos.