Como um hub integrador de múltiplos players do ecossistema do Pix que leva a transação de um lado para o outro, a Fiserv atua de forma consultiva para inovar nos meios de pagamento e garantir uma jornada de compra fluida para seus clientes. Por meio do SiTef® (Solução inteligente de Transferência Eletrônica de Fundos), conecta instituições financeiras e fintechs de forma “agnóstica” em todos os canais integrados como Provedores de Serviço de Pagamento (PSPs), em um sistema que garante o fluxo correto de informações e de transações entre o vendedor, comprador e bancos.
Para mergulhar no universo Pix, o Itaú, um dos PSPs parceiros da Fiserv, conta com o #Pix #SiTef para ofertar o serviço e atender clientes nos mais diversos canais de emissão de QR Code Pix.
Em entrevista exclusiva, Hagner Affonso Ferreira, Head de Pix & Digital Cash Management no Itaú Unibanco, traz detalhes da estratégia de integração com o SiTef e revela que as emissões de Pix realizadas pela automação da Fiserv já representam mais de 15% das transações de QR Codes no Itaú. São milhares de clientes conectados e milhões de QR Codes liquidados mensalmente.
Como o Itaú vem se posicionando no universo Pix?
Hagner Affonso Ferreira: O Itaú se encontra em uma posição de destaque em relação a todo o ecossistema do Pix, seja pelo contexto mais amplo de qualidade, segurança e disponibilidade, quanto por disponibilizar umas das melhores e mais completas ofertas de soluções Pix do mercado. Atualmente, nossa prateleira de soluções conta com 100% das iniciativas do Banco Central (QR Code estático, dinâmico com e sem vencimento, Saque/Troco Pix etc), dezenas de features exclusivas Itaú (BoleCode, Conciliação Online etc) e sempre disponível no canal de preferência do cliente (mobile, bankline, arquivo ou via APIs).
Tudo isso com muito foco em qualidade e robustez, algo que vem sendo reconhecido por meio Índice de Qualidade de Serviço (IQS), publicado mensalmente pelo Banco Central (BC), onde o Itaú é nota A (melhor avaliação) desde o início de sua publicação.
Como a Fiserv viabilizou a estratégia do Itaú de ser um PSP no mercado brasileiro?
HF: A parceria que firmamos, mesmo antes do início da operação do Pix pelo BC, nos permitiu oferecer o produto Pix QR Code na solução que grande parte dos nossos correntistas já utilizava. Com um processo simples de integração, nossos clientes passaram a operar com o QR Code do Pix desde o lançamento dos pagamentos instantâneos no mercado brasileiro, em novembro de 2020, e este foi um passo muito relevante.
Qual a importância do apoio da Fiserv para a estratégia com os varejistas, em especial para o banco ser um recebedor de Pix?
HF: Dada a capilaridade da Fiserv com os clientes varejistas, com grande representatividade deste mercado, é natural que essa parceria fosse firmada. Ofertar o Pix Itaú através da Fiserv é um dos pilares estratégicos do banco para atender nossos clientes nos mais diversos canais de emissão de QR Code Pix.
Quanto tempo demorou a integração? Comente esse processo.
HF: As conversas iniciais para essa parceira se deram antes mesmo do lançamento do Pix pelo BC. Em aproximadamente 2 meses, passamos a ofertar a solução completa de Pix via Fiserv para os correntistas Itaú. Naturalmente, foram 2 meses intensos e de muita parceria entre as empresas, mas o resultado foi incrivelmente satisfatório.
Quais os principais resultados dessa parceria?
HF: O Itaú foi um dos primeiros participantes a oferecerem o QR Code Pix desde o lançamento e hoje somos um dos maiores emissores de QR Code Pix do mercado. As emissões pela Fiserv já representam mais de 15% das transações de QR Codes no Itaú, com milhares de clientes conectados e milhões de QR Codes liquidados mensalmente.
Por que é uma parceria de sucesso – o que você destacaria?
HF: Consideramos uma parceria de sucesso, pois une uma solução moderna e de simples integração, oferecida pela Fiserv, com a robustez do ecossistema de Pix do Itaú. Vale destacar que esta parceria com a Fiserv acompanha o ritmo das novidades do Pix, a medida que novas soluções são implementadas pelo Itaú, o módulo do Sitef também é atualizado, garantindo que todos os clientes conectados tenham acesso a elas.
Qual é o valor gerado pelo hub de conexão com os varejistas? O que significa selecionar um player que tem o apoio do SiTef?
HF: O principal valor gerado de termos clientes operando QR Code Pix via SiTef é a simplificação do processo de integração para operar com esta modalidade de recebimento. Atualmente, conseguimos habilitar os clientes no Pix em apenas um dia, entregando mais agilidade para iniciar a operação. Além disso, contamos com toda a capilaridade que essa parceria nos oferece, com mais de 130 mil estabelecimentos conectados e 400 mil pontos de venda.
Em relação aos próximos passos do Pix, o que o Itaú espera para essa evolução? Como a Fiserv pode contribuir nesse processo?
HF: A agenda evolutiva do Pix é intensa e está a todo o vapor. Ao longo de 2022 e dos próximos anos, estão previstas diversas funcionalidades por parte do BC e, certamente, muitas novidades que nós, do Itaú, vamos desenvolver exclusivamente para os nossos clientes. Além disso, com a parceria junto a Fiserv, poderemos ofertar soluções cada vez mais completas e com integrações simplificadas, melhorando a experiência dos nossos clientes.
Como as empresas podem obter mais informações sobre as soluções de Pix no Itaú?
HF: Para obter mais informações e conhecer os diferenciais das soluções de Pix Itaú para os negócios, as empresas podem acessar a nossa página no Itaú BBA ou Itaú Empresas ou procurar o Officer de Meios de Pagamento Itaú para orientá-lo.