A Black Friday é uma ótima oportunidade para o varejo movimentar seu estoque para abrir espaço às novidades de Natal.
Agora é o momento de rever o que pode melhorar para aumentar o fluxo de vendas, definir promoções e se diferenciar com a diversificação dos meios de pagamento que será oferecida ao consumidor para compras presenciais e, especialmente, no e-commerce que tem o celular como um de seus aliados.
De acordo com estudo divulgado pela RankMyApp, foram realizados 15,7 milhões de downloads de apps de varejo online no território nacional no primeiro semestre deste ano, o que representa um aumento de 2,6% em relação aos seis primeiros meses do ano passado, quando o total foi de 15,3 milhões. Isso significa que a compra pelo celular é um caminho sem volta, potencializando os pagamentos digitais.
Os países latino-americanos realizam cerca de 73 bilhões de compras virtuais utilizando meios de pagamento digitais, reforçando que os números devem aumentar de 111 bilhões em 2025 para 165 bilhões até 2030.
A procura pelos pagamentos digitais tem se intensificado e o varejo precisa oferecer diversas opções com uma jornada sem atrito para não ficar de fora da Black Friday.
Somada a essa realidade, há ainda um outro fato importante: a confiança do consumidor, visto que 62% dos consumidores pesquisados pela IM Globo/Behup acreditam em uma melhora no cenário econômico.
Os principais meios de pagamento na Black Friday:
Pix
Prestes a completar dois anos, o Pix tem sido apontado como uma das principais opções de pagamento. A agilidade e a menor burocracia fizeram com que ele se tornasse o segundo meio de pagamento mais utilizado do Brasil, atrás apenas de cartões de crédito e de débito. Para a Black Friday, a modalidade reduz custos operacionais ao varejista e garante mais agilidade na compensação do pagamento.
Novas modalidades de Pix estão em processo de definição pelo Banco Central, como Pix Internacional para compras no exterior, Pix Garantido que permite o parcelamento e ainda o Pix Offline.
Vale ficar de olho porque algumas Instituições Financeiras já oferecem a opção de parcelamento em Pix para o cliente final como “oferta” de crédito e assumindo um risco direto por conhecer o perfil do cliente.
Quanto mais facilidade de pagamento, mais chances de efetuar uma compra com sucesso. Ficar de olho no Pix e em suas novidades é uma opção promissora.
Carteiras Digitais
Mas não é apenas o Pix que despontou com os pagamentos na palma da mão. Segundo a consultoria global de negócios Bain & Company, a estimativa é de que as carteiras digitais representem 47% dos pagamentos do e-commerce.
Com ela não é preciso andar com cartões físicos e pode ser usada para fazer tanto compras online como as presenciais, por meio do smartphone ou eventuais gadgets, como smartwatches. Basta ter um cartão de crédito ou débito e um celular para ter acesso a uma carteira digital.
Essa modalidade muitas vezes oferece descontos e cashbacks para fidelização de clientes. Algumas carteiras bastante conhecidas como PicPay, Ame Digital e Paypal surgiram como forma de pagamento em grandes redes varejistas no e-commerce. A partir delas o consumidor tinha e ainda tem descontos ao comprar em determinadas lojas.
Hoje funciona como se fosse um banco, inclusive oferecendo empréstimos pessoais, rendimentos atrelados ao CDI, opções de recarga de celulares, compra de gift cards, serviços de transferências e claro, diversas opções de pagamentos, entre elas o Pix e o QR Code. Atualmente, as carteiras digitais contam com parcerias com diversos estabelecimentos para oferecer também a facilidade de parcelamento em diversos setores, como pets, locadoras de veículos, drogarias, supermercados e turismo com passagens aéreas. Com mais de 600 carteiras disponíveis no mercado brasileiro, essa opção de pagamento deve ser considerada.
Cartão de crédito e débito
Os cartões de crédito e débito continuam na vanguarda na hora do pagamento e são imprescindíveis para o estabelecimento comercial ou loja online. No caso do cartão de crédito, além de possibilidade de parcelamento, pode oferecer programas de fidelidade.
Só no ano passado, os brasileiros gastaram R$ 2,65 trilhões no cartão, uma alta de 33,1% se comparado com o ano anterior. Apenas o valor transacionado no cartão de crédito foi de R$ 1,6 trilhão, segundo a Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços).
Já o débito, traz comodidade para quem prefere pagar à vista. Nas duas modalidades, também existe a opção de pagamento por aproximação, agilizando o pagamento e evitando o contato. Os pagamentos sem contato, que incluem smartphones, pulseiras, smartwatches e adesivos estão em alta.
Boleto
O boleto ainda é bastante utilizado, principalmente entre as pessoas que não possuem contas em banco ou acesso a crédito. Dessa forma, o estabelecimento comercial ou e-commerce que oferece essa modalidade pode atender a uma parcela específica da população, além da possibilidade de negociar taxas mais atrativas em relação às praticadas pelos cartões e também pelo fato do recebimento ser mais rápido que nas vendas no débito ou crédito.
Somado às opções de pagamentos, a busca por tecnologias antifraude, e plataformas de pagamento que garantam o fluxo de transações e formas de reter vendas também fazem parte do pacote. Afinal, quanto mais possibilidades e facilidades, mais oportunidades de conversão essa Black Friday pode representar, se apoiada nas soluções da Fiserv.