
Encurtar distâncias e derrubar barreiras entre os mundos on-line e off-line é crucial para entregar melhores experiências aos clientes. O futuro é estar presente em todos os canais de forma integrada, simultânea e prática. É tornar seu negócio omnichannel.
Mas, afinal, o que é ser omnichannel?
Já se tornou um mantra para o varejo moderno garantir ao consumidor a mesma qualidade de atendimento tanto nos meios digitais, quanto nas lojas físicas. Por isso, ao ser omnichannel, é possível garantir a qualidade de forma integrada.
A tendência do varejo se baseia na convergência de todos os canais utilizados por uma empresa, conectando lojas físicas, virtuais e consumidores. Assim, é possível aumentar a interação com o cliente, que não vai perceber a diferença entre o on-line e o off-line. Por exemplo: o consumidor consegue buscar produtos em um site/aplicativo, comprar on-line e retirar na loja. Ou, ainda, o contrário: comprar em loja física, acompanhar os detalhes do pedido on-line (pelo e-mail ou portal) e receber o produto em casa.
Ser omnichannel é garantir o início de uma compra em um canal e término em outro sem qualquer ruído. Ainda significa estar disponível ao consumidor para todos os serviços necessários, não importa o canal – se on-line ou off-line. O processo, que oferece diferentes experiências, passa ser transparente.
Ominichannel na prática
Para entender melhor o significado desse conceito basta visualizar que, na prática, todo os canais passam a se ajudar, de forma simples e ágil, para entregar uma experiência única ao consumidor.
Além disso, a estratégia de varejo omnichannel é capaz de oferecer um alto nível de customização aos clientes, trabalhando de forma inteligente o histórico de interações e compras não importa o canal. Isso viabiliza a criação de ofertas on-line e off-line mais assertivas, reconhecimento e premiação de clientes fiéis e outras ações totalmente personalizadas aos interesses do consumidor. É assim que surge uma experiência única, que fará o consumidor fiel à empresa, voltar para futuras compras e recomendá-la para família e amigos.
As vantagens de ser omnichannel
- Melhores experiências para o cliente
- Satisfação dos consumidores com atendimento, acesso aos serviços e compras
- Fidelização de clientes
- Maior valor agregado à Imagem da marca
- Oportunidade de construir atendimento, produtos e comunicações personalizados
- Ticket médio de compras mais elevado
- Crescimento nas vendas
- Redução de custos e melhoria de processos internos
Desafio que envolve tecnologia e visão estratégica
A jornada de transformação em uma empresa omnichannel envolve a aplicação de soluções tecnológicas de ponta no mercado, suporte em cada etapa e um profundo conhecimento do negócio, do perfil dos consumidores e planejamento de médio e longo prazo.
Há empresas que adotam uma estratégia mais voltada para vendas: retirada na loja sem custo para produtos adquiridos por aplicativo. Outras apostam em pós-venda, como troca simplificada de produtos. E há quem invista em promoções direcionadas e que estimulem ainda mais a integração entre on-line e off-line.
Não importa o caminho, a ferramenta tecnológica é crucial. E, não se trata apenas de uma experiência de compra, mas também uma experiência integrada de pagamento. Contar com um ecossistema de soluções de pagamento igualmente omnichannel, completo, moderno e flexível é essencial para ajudar a conduzir a jornada de expansão das experiências, atendendo às diferentes demandas com o mesmo nível de qualidade, onde quer que o cliente esteja. A Fiserv possui um portfólio vasto de soluções que podem suportar negócios de diferentes portes. Entre em contato para saber mais.