![Embedded Finance: aumente a conversão do seu negócio](/content/dam/firstdata/br/pt/Embedded%20finance_%20oportunidade%20do%20varejo%20aumentar%20taxa%20de%20conversão.jpg)
Na era do imediatismo, o embedded finance (serviços de pagamento incorporados), surge justamente para atender as necessidades dos consumidores digitais. E a tendência é que cada vez mais, tudo o que deve ser feito seja mais prático e fluido. A Deloitte aponta que o embedded finance tem potencial para gerar uma receita adicional de cerca de 24 bilhões de reais até 2026 para os setores de varejo, bens de consumo e outros serviços que, juntos, movimentam mais de 35% do PIB brasileiro.
Segundo a consultoria, o embedded finance é parte do movimento de desintermediação da oferta de produtos financeiros dos bancos tradicionais - e vem fomentando a criação de novos modelos de negócio.
Um dos exemplos mais claros sobre a inserção de um aplicativo dentro de outro são os apps de serviços de transportes, que trazem embutidos um sistema de mapas para a navegação (como o Google Maps, por exemplo) e um de pagamento (embedded payment) - que é feito instantaneamente e previamente na hora de confirmar o motorista.
É incrível pensar que, há apenas alguns anos, não havia como pedir um táxi ou carro, nem mesmo pagar pela corrida, pelo smartphone. Na prática, podemos dizer que os serviços não financeiros “pegam carona” com os financeiros para oferecer ao cliente uma experiência completa dentro de um só aplicativo.
No varejo, a evolução dos meios de pagamento e a incorporação de pagamentos digitais a plataformas e aplicativos, como carteiras digitais e Pix, tornam-se cada vez mais populares porque fornecem experiência mais integrada ao consumidor, que pode concluir transações sem sair da plataforma ou do aplicativo. Além disso, o fato dos usuários acessarem uma diversidade de serviços acoplados contribui para o aumento das vendas e para a sua fidelização.
Podemos pegar como exemplo apps de viagens onde escolhemos hotéis, passagens, passeios e ao final pagar tudo de uma vez. Ou, por meio de um único aplicativo, contratar empréstimos, fazer compras, realizar investimentos ou fazer um seguro. Também podemos utilizar diversos benefícios na hora do pagamento com os serviços embutidos como cashback, assinaturas e descontos especiais, como diversas ofertas conectadas.
Outro exemplo prático: a rede Starbucks criou um programa no seu app que premia seus clientes com “estrelas” que podem ser trocadas por vantagens, incluindo doses de café grátis, bolos e até artigos da linha de mercadorias de marca. De acordo com matéria publicada no Money Times, esses incentivos aumentaram os gastos por consumidor, melhoraram as taxas de retenção e o engajamento, além da eficiência do marketing.
Segundo números levantados pelo Juniper Research, o mercado global de embedded finance deve alcançar 57 bilhões de dólares em receita até 2027, representando um crescimento previsto de 84%.
O fato é que, para o varejo, a integração do pagamento diretamente à plataforma ou app de vendas pode não apenas melhorar a experiência do cliente e toda a sua jornada, como aumentar as taxas de conversão, reduzir os custos de transação e ajudar a fidelizar o consumidor.
Quer saber mais sobre como usar o embedded finance a seu favor? A Fiserv oferece soluções que integram todos os canais de venda com segurança e agilidade, de fácil implementação e acesso a todos os meios de pagamento para atender o varejista, independente do canal.
Siga a gente no LinkedIn, Twitter e Facebook e saiba como oferecer a melhor experiência ao consumidor.