No mês de janeiro, costumam ocorrer as trocas de presentes de Natal e o varejo, apoiado em uma jornada omnichannel, tem novos desafios. Segundo aponta o Estudo Global do Consumidor, realizado pela Zebra Technologies, 78% dos shoppers preferem uma combinação de compras online e em lojas físicas e 75% preferem comprar de varejistas “figital”, porque acreditam que seja mais fácil de trocar os seus produtos. Essa realidade omnichannel trouxe uma nova questão: o varejo está preparado para os desafios logísticos dessa demanda?
A pesquisa mostra que, sete em cada dez varejistas afirmam que a pressão para melhorar a eficiência e os gastos da gestão dos pedidos online e as devoluções estão aumentando;e 57% deles afirmam que atualizarão a tecnologia para gestão das devoluções até 2026. Portanto, podemos dizer que o varejo ainda está se adaptando a essa nova jornada. Isso envolve também a questão do estoque.
Uma experiência ruim de trocas para o consumidor pode impactar na reputação da marca e na lucratividade do varejista. Com isso, a busca por tecnologia precisa ser imediata, como demonstram os dados da pesquisa: 88% acredita que o acesso à tecnologia de ponta pelos colaboradores melhora a jornada do consumidor e 87% reconhecem a necessidade de ter e planejar a integração da inteligência artificial aos negócios e realizar análises de gerenciamento de cadeias de suprimentos. No mesmo caminho, 86% dos funcionários e colaboradores acreditam que os clientes têm uma melhor experiência quando usam tecnologia para ajudá-los nas compras.
Ecossistema omnichannel da Fiserv
Para apoiar neste desafio, com operações integradas, em canais múltiplos, sem pular nenhuma etapa da digitalização, a Fiserv disponibiliza o ecossistema omnichannel de pagamentos Carat, que funciona a partir de integrações de API, processando mais de 1 bilhão de transações omnichannel, com o diferencial de integrar soluções físicas e móveis. Isso permite controle total dos métodos de pagamento e dos canais de venda em um ecossistema protegido de fraudes.
Essa ferramenta vem atender à demanda de uma nova geração que entende o pagamento como parte da experiência de compra. Apesar de ser a última parte de todo o processo, quem tem uma relação positiva na hora de pagar, acaba se fidelizando à marca.
Saiba como oferecer uma experiência unificada e inovadora, especialmente neste período de troca. Conheça o Carat e outras soluções disponibilizadas pela Fiserv no Brasil navegando pelo site e acompanhe mais sugestões de conteúdo em nossas redes sociais: LinkedIn, e Facebook.
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