A pandemia impulsionou as mudanças no comportamento do consumidor e a preferência por serviços digitais. O varejo acompanha este movimento para adaptar-se ao futuro do mercado, que traz tendências como o omnichannel e a digitalização dos meios de pagamento.
No dia 7 de outubro, Rogério Signorini, diretor de produtos e-commerce da Fiserv América Latina, foi um dos convidados do Webinar “Desafios do varejo do futuro: omnichannel e pagamentos”, realizado pelo jornal Valor Econômico, e falou um pouco sobre o novo perfil do consumidor, os caminhos do varejo para seguir inovando nas transações e formas de pagamentos, além de revelar o que a Fiserv está fazendo para se manter à frente neste segmento tão competitivo.
O evento foi mediado pela jornalista Aline Scherer e contou com a participação de Alberto Serrentino, fundador da Varese Retail. Confira os principais pontos debatidos no Webinar.
Omnichannel: o que muda para lojistas e consumidores
Uma estratégia omnichannel integra todos os canais utilizados por uma empresa (on e off-line) em um único ponto de contato, entregando melhores experiências aos clientes e, assim, promovendo a fidelização do consumidor. Segundo Rogério Signorini, a tecnologia é uma aliada valiosa para todo empreendedor, já que permite entender melhor o comportamento do consumidor e personalizar as ofertas.
“A omnicanalidade chega para tornar a experiência de pagamento do consumidor mais fluida, transparente e prazerosa. A Fiserv fez, recentemente, um estudo no Brasil que mostra que 70% das pessoas entrevistadas trocariam de banco se elas não tivessem um aplicativo para acessar a conta delas. O digital agora faz parte da nossa vida e a união entre o mundo físico e o mundo online está cada vez mais presente”, afirma.
Como os varejistas têm se adaptado à tendência omnichannel
O que tem levado as empresas a adotarem a omnicanalidade nos negócios? Como os varejistas têm conduzido este processo?
De acordo com o fundador da Varese Retail, consultoria de transformação digital, Alberto Serrentino, quando o setor varejista passou a buscar a multicanalidade com o avanço do e-commerce, havia a discussão sobre a capacidade das empresas tradicionais de se adaptarem à atuação nos canais digitais, mas “estas dúvidas foram superadas com o entendimento de que a multicanalidade – e depois, a omnicanalidade – eram as ferramentas mais adequadas para capturar e engajar o relacionamento com os clientes”.
“A omnicanalidade embarcada em uma agenda de transformação digital do varejo é muito mais uma agenda de mudança cultural, de colocar o cliente no centro, de colocar os dados no centro, e transformar o papel da tecnologia em um viabilizador para entender os clientes e responder de maneira mais assertiva, fazendo com que os negócios olhem menos para canais e mais para os consumidores”, ressalta.
Carat e omnicanalidade: a evolução dos meios de pagamento
Durante o último ano e meio, com a pandemia do novo coronavírus, a transformação da jornada de compra e a digitalização dos meios de pagamento que já vinham evoluindo no varejo, foram aceleradas de forma intensa.
À frente desta transformação do mercado e atenta aos hábitos do consumidor, a Fiserv lançou este ano, no Brasil, o Carat, um ecossistema completo de soluções omnichannel que visa simplificar e otimizar a experiência de pagamento de varejistas e empresas de diversos segmentos.
O Carat disponibiliza pagamentos em qualquer canal, realiza transações em qualquer dispositivo e aceita qualquer meio de pagamento, além de integrar, em uma única plataforma, soluções de multiadquirência, prevenção à fraude, análise de dados, gestão financeira e alta performance.
“A ideia é trazer facilidade, simplicidade, segurança e acesso a tudo o que está acontecendo no mundo de pagamentos, que está em plena revolução”, ressalta Signorini.
Clique aqui para assistir ao Webinar “Desafios do varejo do futuro: omnichannel e pagamentos” na íntegra.