
No cotidiano do comércio, é muito comum a compra de um mesmo produto em mais de uma forma de pagamento. Isso acontece quando o cliente não tem saldo suficiente na conta, e opta por parcelar parte do valor do produto, ou mesmo pagar o restante do valor em espécie.
O pagamento parcial – ou autorização parcial – é uma modalidade de transação que, como o nome já diz, efetua a transação parcial do dinheiro durante uma compra, deixando que o comprador efetue o restante da transação por outra forma de pagamento, que pode ser em espécie, cartões de crédito e débito, transferências bancárias, e mais recentemente, por meio do Pix, que é o meio de pagamento instantâneo desenvolvido pelo Banco Central (BC).
Efetuar o pagamento parcial agora é possível com os serviços da Fiserv. O recurso já está disponível através das maquininhas (POS) da Bin, e pode ser habilitado nos equipamentos, bastando que o empreendedor solicite a implantação.
Como funciona
Quando a compra do produto é feita, o estabelecimento comercial informa ao consumidor, o valor parcialmente aprovado e pergunta se este aceita pagar o valor pendente de outra forma. Se o consumidor concordar, basta que ele efetue o pagamento da outra forma, como é previsto. Caso não concorde, toda a transação é desfeita, restabelecendo o saldo limite de crédito do consumidor em tempo real.
Para a segurança do lojista, o Banco Emissor poderá selecionar os portadores que poderão usufruir dessa funcionalidade. Por isso mesmo, dois portadores de um mesmo Banco Emissor em um determinado estabelecimento comercial, podem ter receptividades diferentes, caso busquem o pagamento parcial como forma de comprar algum produto.
Vantagens
A implantação do pagamento parcial traz vários benefícios tanto para o cliente da loja, como também para o empreendedor. A funcionalidade traz uma melhor experiência do consumidor, com a aprovação parcial do pagamento ao invés da negativa, gera a redução das retentativas de pagamento nas maquininhas e filas nos caixas, além de propor a opção de cash out para pré-pagos.
Para o lojista, o resultado imediato é a possibilidade do aumento de vendas e receita no seu estabelecimento, uma vez que seus clientes ganham mais opções para efetuar as compras. Após a implantação do pagamento parcial, o estabelecimento terá viabilidade de vendas antes negadas, receita incremental para a indústria, e a otimização da base de recursos disponíveis.
Além disso, o pagamento parcial já conta com um diferencial para o uso internacional. O serviço já está disponível nos EUA e Canadá, e gera redução de possíveis atritos ocasionados por negativas durante viagens.