O crescimento das carteiras digitais disparou nos últimos anos como efeito da digitalização das transações financeiras e tem se tornado uma ótima aliada para agilizar pagamentos no e-commerce de forma segura. Os números da Carat Insights, da Fiserv, confirmam esse cenário: 66% dos brasileiros já usaram a carteira virtual - 44% deles por ser mais prático, 18% pela segurança e 9% pelos benefícios oferecidos. Não é à toa que projeções da Juniper Research apontam que o número total de usuários de carteira digital excederá 5,2 bilhões globalmente em 2026, acima dos 3,4 bilhões em 2022. Mas quais são os benefícios de implementar a carteira digital na loja online?
A carteira digital armazena os meios de pagamentos preferidos do consumidor, como Pix, cartão de crédito e débito, QR Code vinculados à uma instituição bancária ou a uma solução de pagamento.
Um dos benefícios da carteira virtual no e-commerce é a agilidade no checkout evitando o abandono de carrinho porque a compra é realizada instantaneamente, sem precisar preencher dados pessoais ou de pagamento. Isso é um grande ganho para varejistas na questão de evitar abandono de carrinho além de fidelizar o consumidor com uma melhor experiência de compra.
Outra vantagem da carteira virtual é o benefício que alguns parceiros proporcionam como descontos, cashbacks, além de oferecer maior número de parcelas, como por exemplo no setor de pets, rent a car, drogarias, supermercados e até para passagens aéreas.
As carteiras digitais também são um método seguro porque toda a transação é tokenizada e o fato de não precisar colocar dados na hora do pagamento, reduz prejuízos com tentativas de fraudes e chargebacks. Diferente do estorno e do reembolso, o chargeback é de total responsabilidade da loja arcar com a devolução do dinheiro, mesmo não sendo o causador do problema.
Vantagens de integrar sua carteira digital com a Fiserv
Na Fiserv, o varejista pode expandir sua presença no mercado da sua carteira digital criando experiências inovadoras de checkout e otimizando sua performance de pagamento. Os clientes podem fazer a integração da carteira digital ao seu e-commerce por meio de um único ponto de entrada de maneira ágil e simples. A integração acontece por meio do ecossistema omnichannel Carat, com plugins prontos para uso, que conectam a próxima geração do Google Pay a comércios digitais e físicos. O resultado é a melhoria das taxas de aprovação, com o crescimento da aceitação de pagamentos e redução dos custos de transações.
Mapa das carteiras digitais no Brasil
Em busca de acompanhar novos cenários do comportamento do consumidor diante das inovações em pagamentos, a Fiserv separou uma parte da pesquisa Carat Insights para carteiras digitais. O levantamento apontou que 43% dos entrevistados afirmaram usar apenas uma carteira, enquanto 38% duas, 12%, usam 3 e 7%, mais de 3. E o Pix (53%) é o meio mais usado nas carteiras virtuais com QR Code.
Para 63% dos entrevistados, a fonte da carteira virtual provém de dinheiro disponível na conta corrente (Pix ou transferência bancária), 51%, associado com um cartão (débito ou crédito), e 30% por transferência de dinheiro direto.
E por fim, 61% usam a carteira para pagar bens e serviços, 49% para fazer transferências, 35% para controle de despesas, 34% para benefícios e descontos, 30% para ganhar cashback, 28% para investimentos, 22% para créditos e 12% para conta em dólares.
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