Brasileiros mais digitais, é o que revela a segunda edição da pesquisa “Carat Insights - Tendências dos Meios de Pagamento para 2023”, da Fiserv, líder global em tecnologia de pagamentos e serviços financeiros.
Os hábitos de compras dos brasileiros têm mudado ao longo dos anos, cada vez mais migrando para o online e incorporando outros meios de pagamento. Quase nove em cada dez entrevistados já compraram no canal online pelo menos uma vez por mês e 67% afirmam que nos próximos 12 meses vão comprar muito mais pela internet. Na última edição da pesquisa, essa intenção de compra era de 54%.
Apesar disso, os brasileiros não renunciam à loja física. Segundo o levantamento, 44% dos respondentes têm o hábito de comprar uma vez por semana em lojas físicas, 29% no e-commerce e 20% em lojas integradas, a chamada experiência omnichannel.
Cresce experiência do consumidor no omnichannel
O Clique & Retire (ou pick-up store), que envolve “comprar online e retirar na loja física”, ganhou mais destaque na segunda edição de ‘Carat Insights’. Nos últimos 12 meses, 69% compraram em loja online para retirar em loja física (no ano passado era 48%) e 53% compraram online e fizeram troca em loja física. Isso demonstra o fortalecimento e pré-disposição dos brasileiros para experiências omnichannel.
A pesquisa também aponta que, para os entrevistados, as compras online têm mais vantagens do que as compras presenciais. 70% dizem que promoções e ofertas são melhores no e-commerce, bem como a facilidade de encontrar produtos e descontos (68%), variedade de produtos (63%) e disponibilidade de informações (56%). Na loja física a grande vantagem, segundo 54% dos entrevistados é a facilidade de troca e devolução.
Experiência de compra invisível
Ainda atrelado à experiência omnichannel, a pesquisa constatou que quatro em cada dez entrevistados já tiveram uma experiência de compra invisível, ou seja, quando não é necessário incluir os dados de um meio de pagamento a cada solicitação de serviço ou compra. Para que isso aconteça, é necessário que o gestor de inovação (ou de e-commerce) tenha o recurso de tokenização incorporado ao seu e-commerce ou aplicativo, tornando o pagamento uma etapa sem atrito.
Meios de pagamento nos próximos dez anos
De acordo com o levantamento, os entrevistados acreditam que nos próximos dez anos o Pix (87%), a carteira digital (80%), o QR Code (78%) e o pagamento por aproximação de celular ou smartwatch (76%) serão os meios de pagamento mais frequentes. Já o pagamento no caixa da agência bancária ou lotérica (56%), dinheiro vivo (50%) e TED ou DOC (46%) devem ser reduzidos; ou seja, já uma preferência pelos meios de pagamento digitais.
Atualmente, três em cada quatro entrevistados informam fazer menos uma transação com o Pix por semana e 64% do total de respondentes veem o pagamento instantâneo como uma modalidade na qual é possível negociar valores ou descontos.
Acesse aqui a pesquisa na íntegra.