A digitalização e a ascensão das redes sociais têm ampliado as oportunidades de consumo, que permeiam desde os produtos e serviços oferecidos exclusivamente no universo online até as novas formas de pagamento.
Estes movimentos acontecem por vários motivos, principalmente para sanar demandas que exigem que o mercado ofereça soluções híbridas, ágeis e seguras. – sobretudo, pelas novas gerações, como a Z, que são nativos digitais e estão propensos a consumir tudo o que é mais tecnológico e inovador.
Novas experiências de compra
Para produtos, um exemplo é o uso de software de modelagem digital tridimensional por marcas como Adidas, Hugo Boss e Renner para coleções cápsulas (com peças exclusivas e limitadas). Para serviços, uma referência recentemente lançada nos Estados Unidos é o TikTok Shop, plataforma dedicada ao consumo, com barra de compra fixada na tela inicial, promoção de live commerce, anúncios e programa de afiliados para criadores.
É também pelo TikTok que tem emergido outro case de experiência de compra: adquirir “curtidas” e itens NFT para enviar figurinhas virtuais para quem está fazendo uma live – sendo possível converter essas figurinhas em dinheiro. Em troca, quem está promovendo a live faz gestos como um aceno com a mão, uma risada, um movimento de dança em troca de presentes.
A importância das carteiras digitais nesse cenário
As carteiras digitais são os meios de pagamento preferidos por 49% do que é consumido online. Para manter-se competitivo no varejo é necessário se antecipar, pensando nas demandas de hoje, bem como nas futuras e oportunas possibilidades.
A exemplo das grandes marcas mencionadas anteriormente, a inovação e melhoria contínua dos aplicativos e plataformas omnichannel são as principais tendências de experiência de compra do cliente. De acordo com levantamento da empresa Statista, a receita total no mercado de aplicativos está projetada para atingir US$ 614,40 bilhões até 2026.
À medida que consumidores estão cada vez mais exigentes e buscam uma jornada de consumo mais fluida e integrada, investir em soluções omnichannel oferece uma série de vantagens, incluindo:
- Conveniência: Os consumidores podem comprar de qualquer lugar, a qualquer hora.
- Personalização: Os varejistas podem oferecer aos consumidores produtos e serviços personalizados.
- Eficiência: Os consumidores podem concluir suas compras de forma rápida e fácil.
Os consumidores brasileiros estão cada vez mais adeptos ao omnichannel pelas vantagens dessa modalidade de compra online. O Sebrae já evidenciou o tema em seu portal, fazendo uso de dados da pesquisa Carat Insights, em que 20% dos participantes afirmaram comprar uma vez por semana em lojas com experiências omnichannel; e, pelo menos, 29% compram no e-commerce.
Os varejistas que têm investido no Carat, ecossistema omnichannel da Fiserv, por exemplo, estão mais bem preparados para atender às demandas dos consumidores e oferecer uma experiência de compra superior. Isso porque o Carat from Fiserv já está consolidado no Brasil, sendo capaz de aumentar o potencial de vendas e processar até 1 bilhão de transações omnicanal por ano, com altíssima disponibilidade e robustez.
Ofereça uma experiência consistente em todos os canais, personalize a jornada do cliente, facilite a navegação e o checkout, ofereça suporte em tempo real e fidelize seus clientes por meio da experiência de compra omnichannel.
Leia mais sobre o assunto em:
Você está pronto para atender um consumidor cada vez mais digital?
Experiências aprimoradas fidelizam consumidores da Geração Z
Pix tem crescimento acelerado no varejo e preferência dos consumidores
Acesse o nosso site e LinkedIn, e saiba como engajar a experiência de compra de seus clientes.