O mundo está mais digital e não é novidade. A cada dia, surgem novos serviços que tornam o acesso a compras mais fácil. É um conjunto de ações que se convergem como Open Finance (compartilhamento de informações dos clientes entre instituições financeiras), Embedded Finance (finanças incorporadas que integram soluções financeiras em ofertas de negócios não financeiro, como a Uber, por exemplo), super apps, além da massificação do celular e outros fatores.
5G
No mesmo caminho temos o 5G chegando para tornar todos esses serviços que precisam de internet mais rápida e ágil, com menos latência. A nova rede móvel deve beneficiar todos os setores da economia nacional em até R$ 590 bilhões por ano, segundo análise da Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade (SEPEC), do Ministério da Economia, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a Deloitte.
5G no e-commerce
No e-commerce, além de evitar problemas de conexão, o 5G vai abrir as portas para potencializar novas tecnologias, como o metaverso. E isso deve impactar positivamente na experiência do consumidor, redesenhando as jornadas de compras.
Imagine, por exemplo, numa loja virtual de vestuário, por meio do metaverso e da realidade aumentada, o consumidor ser levado para um ambiente de provador e poder experimentar uma roupa virtualmente, comprando o tamanho e a cor ideal. Ou uma joalheria contar com experiências para que os clientes verifiquem quais brincos ou colares ficam melhor. Numa loja de móveis, simular o seu quarto, com as medidas exatas, para escolher o móvel ideal. Mesmo que essas funcionalidades já estejam disponíveis em um ou outro varejista mais inovador, a grande evolução e a popularização dessas novas experiências ainda estão por vir e, consequentemente, impulsionar a conversão de vendas.
5G e os meios de pagamento no e-commerce
Na jornada de compra, o 5G vai contribuir também para a finalização do pagamento, reduzindo problemas de integração e instabilidade nas lojas virtuais, sem inconvenientes ao consumidor, permitindo um pagamento mais prático e veloz, evitando que ele abandone o carrinho. E esse tem sido um dos principais desafios do setor. Dados da pesquisa “Abandono de Carrinho 2022”, da Opinion Box, mostram que 85% dos consumidores desistem de concluir pedidos realizados em sua etapa final, sendo que 15% repetem a prática regularmente devido a checkouts burocráticos e detalhistas
Ainda, na etapa de pagamento, a tecnologia vai contribuir com a expansão das soluções de capturas, como reconhecimento facial ou de biometria, ferramentas de automação e análise que reduzem os riscos e simplificam etapas de compras.
5G e a plataforma omnichannel
A conectividade de vários dispositivos eletrônicos ao mesmo tempo será muito maior com o 5G e isso vai potencializar a integração dos canais de venda, facilitando a experiência do consumidor no ambiente físico e virtual. Isso envolve também a logística do e-commerce, com novas possibilidades de monitorar as entregas e de comunicação com armazéns, facilitando a gestão do negócio omnichannel, que é uma tendência.
Conforme a pesquisa Carat Insights, a estratégia omnichannel, que envolve “comprar online e retirar na loja física”, ganhou mais destaque na segunda edição do levantamento. Nos últimos 12 meses, 69% compraram em loja online para retirar em loja física (no ano passado era 48%) e 53% compraram online e fizeram a troca presencialmente.
O 5G é um incentivador para a revisão das jornadas e o e-commerce poderá oferecer uma experiência mais fluida e ágil, aumentando as taxas de fidelização e conversão.
Siga a gente no LinkedIn, Twitter e Facebook e acompanhe as nossas novidades!