De acordo com o estudo ‘Carat Insights’, encomendado pela Fiserv, 7 em cada 10 entrevistados (69%) com 18 anos ou mais estão dispostos (27%) ou muito dispostos (42%) a comprar nesta edição da Black Friday, que acontecerá sexta-feira, 26 de novembro. A pesquisa, conduzida pelo Instituto Locomotiva, revela que os respondentes vão às compras pelo desconto, mas são fidelizados pela experiência.
O levantamento mostra que 74% dos entrevistados já compraram na Black Friday e 72% decidem o local da compra pelo desconto ofertado. Além disso, 32% compram produtos por conta da redução de preço.
Segundo o vice-presidente de Inovação da Fiserv para América Latina, Roberto Moron, a oportunidade é especialmente produtiva para estimular o uso de novos meios de pagamento. Isto porque entre as pessoas que querem comprar na data promocional, 81% avaliam qual meio de pagamento dá maiores descontos e 73% topariam experimentar um meio de pagamento que nunca utilizaram para obter um preço menor na compra de um produto.
“O brasileiro aprendeu a garimpar oportunidades e quase metade dos respondentes (43%) já espera pela data para adquirir produtos com preços mais atraentes”, destaca. “Entre as pessoas que já compraram nesta época em outros anos, a proporção é ainda maior, de 52%. O que indica que a jornada de compra é positiva e, cada vez mais, isso representa um desafio para o varejo que precisa integrar os meios presenciais e digitais para oferecer uma experiência única e enriquecedora, se diferenciando dos concorrentes”, analisa Moron.
Outra tendência detectada pela pesquisa é a omnicanalidade, ou interação entre os diversos canais de compra. As buscas e compras, por exemplo, são feitas online por 44% dos pesquisados; 30% procuram informações e promoções online, mas compram em lojas; 11% fazem o caminho inverso, procurando informações em lojas físicas, mas comprando no digital; e 10% pesquisam e compram em lojas físicas.
“O varejo omnichannel tornou a experiência de compra mais fluída. É possível ir à uma loja, comprar o produto de uma prateleira infinita e esperar para receber em casa ou comprar online e retirar o produto na loja ou diversas outras combinações. A tendência é que esta distinção seja cada vez mais imperceptível”, avalia o executivo.
Isto mostra cada vez mais a importância das empresas contarem com um ecossistema omnichannel moderno, como o Carat, capaz de disponibilizar pagamentos em qualquer canal, realizar transações em qualquer dispositivo e aceitar qualquer meio de pagamento, de forma segura e escalável.
“O varejo está cada vez mais evoluindo e conta com a inteligência artificial e análise preditiva para que a oferta, o pagamento e o pós-venda sejam incorporados de maneira ‘suave’ na nossa rotina. O pagamento já é invisível, sem contato ou fricção. E com mais tecnologia, existe um fator importante para os dois lados – de quem vende e quem compra – se prevenir contra fraudes”, completa Moron.
O ‘Carat Insights’ foi realizada entre os dias 29 de outubro e 3 de novembro de 2021 com 1.500 respondentes com mais de 18 anos e acesso à internet, representando a população do Brasil, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD).
Confira o estudo ‘Carat Insights’ Black Friday Brasil 2021 aqui.