Os consumidores brasileiros aderiram definitivamente às compras em ambientes virtuais, o que só reforça a importância de os varejistas incluírem estratégias omnichannel – a venda por múltiplos canais de forma integrada – em seus planos de negócios. Lançado durante o Fórum E-Commerce Brasil 2023, o estudo “E-commerce Trends 2024”, do Octadesk em parceria com o Opinion Box, mostra que 62% dos consumidores realizam de duas a cinco compras online por mês.
Uma parte dos entrevistados – 6%, segundo a pesquisa – só fez compras virtuais nos últimos seis meses, e mais da metade (58%) prefere esta modalidade. Os brasileiros dividem seus gastos entre sites e lojas virtuais de marcas próprias (63%) e marketplaces (60%), enquanto os apps de marcas próprias apresentam uma menor adesão (49%), apesar do apelo de descontos e promoções exclusivas embutidos. As principais razões para comprar online são: preços mais baixos do que os das lojas físicas (58%), a praticidade de comprar sem sair de casa (57%) e maior incidência de promoções (56%).
A pesquisa ainda mostra que, apesar de o e-commerce ter se tornado mais popular há cinco anos, foi no ano passado em que 64% dos entrevistados começaram, de fato, a comprar com mais frequência na internet, em busca de uma experiência de compra mais simplificada. Para 65%, é importante buscar informações nas redes sociais sobre o produto antes de finalizar o pagamento – e a grande maioria, 92%, já deixaram de realizar uma compra ao desconfiar que poderia ser um golpe.
A adesão das marcas à omnicanalidade se torna cada vez mais essencial e temos falado bastante sobre o assunto. Oferecer mais de um canal de vendas, aliado a soluções que otimizam processos, evitam indisponibilidades de sistema e impulsionam vendas dos varejistas, pode ser um grande diferencial para os resultados. E não estamos só falando de lojas físicas, sites e aplicativos. A lista de outros canais de venda pode incluir redes sociais, e-mail, WhatsApp e até o call center, como suporte às vendas.
O cenário favorável e em evolução requer, por parte das empresas, um esforço para atender às preferências do consumidor, garantindo a ele uma jornada de compras mais ágil, transparente, simples e satisfatória. O Carat, ecossistema omnichannel da Fiserv que acaba de completar dois anos no Brasil, é uma das plataformas que oferecemos para viabilizar essa estratégia. Ele oferece soluções prontas de altíssima disponibilidade e robustez para ajudar o varejo a impulsionar negócios, vendas e experiências de compras, divididas em quatro módulos (vendas presenciais, vendas online, conciliação e antifraude) integrados em uma única plataforma de gerenciamento, sem limite de sistemas e fronteiras entre o físico e o digital.
Um diferencial exclusivo do Carat para melhorar a experiência do consumidor é a tokenização omnichannel, seja por meio do token de gateway ou token de bandeira. Isso significa que o cliente que cadastrou seu cartão de crédito em uma loja que ofereça esse recurso não precisa informar todos os seus dados de pagamento novamente em uma compra online da mesma marca, ou então cadastrar os dados de um novo cartão quando o original vencer – evitando, assim, o abandono de carrinho e permitindo a oferta de promoções e planos de fidelização, além de aumentar a segurança das transações digitais.
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