Por Rogério Signorini*
Aceitar novas formas de pagamento digital é uma das consequências duradouras da pandemia que marca mais uma etapa evolutiva do mercado de meios de pagamento. Ao passo que o acesso à internet avança e ganha popularidade, surgem consumidores com novos hábitos de consumo e mais preparados para o avanço acelerado de tecnologias. De acordo com a pesquisa “Carat Insights Futuro dos Meios de Pagamento”, nos próximos 12 meses consumidores brasileiros pretendem usar novos meios de pagamento como Pix (90%), carteira digital (80%) e QR Code (73%).
Na busca pelo impulsionamento digital dos negócios, empresas estão investindo cada vez mais em sistemas de pagamento online que ofereçam comodidade, conveniência e melhores experiências de compra, afinal grande parte das inovações no varejo está relacionada à ampliação do leque de meios de pagamento disponibilizado aos clientes. Considerando esse cenário, listo aqui cinco pontos essenciais que um e-commerce deve levar em consideração ao selecionar seu parceiro de meios de pagamento. É preciso ter a melhor jornada online possível e conquistar o cliente oferecendo segurança e praticidade.
1. Preste atenção se a liberdade de escolha de adquirente é a sua
Escolha um parceiro agnóstico com grande aceitação de bandeiras que ofereça a flexibilidade de trabalhar com diversos adquirentes e carteiras digitais, preste atenção se a escolha é sua . Trocar, alterar, ter um adquirente de “plano B” para mudar a rota com agilidade caso seja necessário. Além disso, é importante ter a facilidade de integração por APIs (Application Programming Interface) e na adoção do Pix. Gestores de e-commerce devem contar com uma solução que traga, de maneira simplificada e com agilidade, um parceiro que aceite diferentes PSPs (Provedor de Serviço de Pagamento) na aceitação do Pix e não fique refém de um único adquirente.
Atualmente as empresas firmam contratos com adquirentes diferentes e precisam trabalhar com uma interface para controlar as vendas por cartão na loja online, outra para as vendas por cartão na loja física, uma terceira para acompanhar as vendas por Pix e assim por diante. Ter essa visão de universo agnóstico e optar por uma solução que integra diversificados tipos de transações e unem tudo em uma única plataforma pode ser uma boa ideia para poupar esforços.
2. Menos dor de cabeça com charge back
Se relatórios da Check Point confirmam que o Brasil é o quinto país mais atacado por cibercriminosos no mundo, você já pensou no impacto disso para o seu e-commerce? E, se é recorrente que as lojas virtuais perdem dinheiro com chageback, que tal minimizar o processo com uma boa solução antifraude com inteligência artificial e alta tecnologia? Selecione um parceiro com que ofereça segurança e evite perdas em suas vendas online. Atualmente existem no mercado soluções que consideram mais de 4.000 variáveis de comportamentos de consumidores para identificar fraudes, avaliando pedidos suspeitos ou complexos. Proteja o seu negócio!
3. Conciliação fácil e integrada já é realidade
Já imaginou ter tudo em um único lugar? Mesmo que você só cuide de e-commerce já pensou fazer a conciliação financeira e de vendas de diferentes canais em um único lugar? Com a conciliação automática, acompanhar as vendas realizadas no e-commerce e no mundo físico está a um clique de distância. Além de acompanhar as vendas e pagamentos, o mercado oferece soluções que fazem uma auditoria para acompanhar se as taxas cobradas por adquirentes e bancos estão corretas. Assim, vale um olhar inteligente para se antecipar e negociar seu MDR ou aquela taxa especial.
4. Conexão faz a diferença
Assim como no mundo presencial, em que as conexões importam, no e-commerce elas também são fundamentais. Optar por um parceiro de pagamento conectado às plataformas de e-commerce ajuda a ganhar escala e também dedicar esforços para o que realmente importa: pensar no seu e-commerce. Tenha a certeza de que esse parceiro esteja conectado a plataformas de mercado e que ofereça opções para seu negócio. Isso irá ajudá-lo a pulara etapa do esforço da integração. Ganhe velocidade e traga mais inteligência ao seu negócio.
5. Divida as vendas fácil
Se você é um marketplace ou franqueador pode contar com o recurso na divisão dos pagamentos e repasse dos valores para todos os parceiros envolvidos na venda. O famoso “split”, quando é inteligente, permite o repasse do percentual para cada participante e suas taxas são configuradas para cada vendedor. Entre as vantagens da funcionalidade, há uma redução de custos com a simplificação dos processos, além da diminuição de custos tributários. Mais fácil para o Master Seller gerenciar, e mais simples para administrar a ansiedade de diversos Vendors.
* Rogério Signorini é diretor de Produtos e-commerce da Fiserv para América Latina.