Texto atualizado e originalmente publicado em 28 de setembro de 2021
É cada vez mais importante garantir que consumidores não passem por nenhum tipo de fricção na jornada de compra. Segundo a pesquisa “Experiência Brasileira com Serviços Financeiros”, realizada este ano pela Fiserv, 8 em cada 10 brasileiros esperam ter experiências digitais semelhantes ou melhores que as proporcionadas pela Amazon, Uber e AirBnB em qualquer serviço digital, financeiro ou não. Para proporcionar entregas em linha com esta demanda, os varejistas devem apostar na estratégia omnichannel, integrando os diferentes canais de venda.
Mas afinal, como você, varejista, pode se preparar para ser omnichannel de verdade?
Conheça bem o seu consumidor
Entender os desejos e as dores do seu público vai te ajudar a definir em quais canais estar e como se comunicar com o consumidor daquele canal da melhor forma.
Desenvolvida para viabilizar o aumento das vendas, a estratégia omnichannel permite ao varejista um alto nível de customização - ou seja, a tecnologia trabalha de forma inteligente, a partir do histórico de compras e interações realizados pelo consumidor, seja na loja física ou online. Com estas informações em mãos, é possível conhecer melhor as preferências e hábitos de consumo dos clientes, investindo estrategicamente em ofertas, ações de marketing e vendas personalizadas.
Integre bem e seja simples
Na estratégia omnichannel, a integração entre os diferentes canais (on e offline) é peça-chave para oferecer uma experiência de compra mais fluida e completa para os consumidores.
Para a gestão do negócio, a integração também é valiosa. Ter todos os dados armazenados em um único local permite o acesso fácil e rápido para administrar os negócios e planejar os próximos passos.
Prefira uma solução agnóstica
As palavras-chave aqui são flexibilidade e adaptabilidade. Uma solução agnóstica nada mais é que uma tecnologia capaz de se adaptar a qualquer tipo de plataforma, integrada aos principais adquirentes do mercado e com a maior aceitação de meios de pagamentos. Com isso, é possível minimizar as chances de fricção no momento de finalizar a compra, garantindo o aumento de conversão de suas transações.
Escolha parceiros que tragam flexibilidade e segurança
Disponibilizar pagamentos e realizar transações em qualquer canal ou dispositivo e aceitar todos os meios de pagamento de forma segura e escalável é fundamental. Mais do que isso, é imprescindível que tudo aconteça por meio de uma plataforma única que integre soluções, previna fraude, analise dados e ainda ofereca gestão financeira e alta performance.
Sempre é possível evoluir com uma gestão mais integrada e voltada à experiência. Contar com um ecossistema de soluções de pagamento omnichannel vai te ajudar a elevar as experiências de compra, fidelizar clientes e impulsionar as vendas.
Para mais conteúdos que te ajudam a potencializar seu negócio com mais equilíbrio nas finanças, acesse a página Inteligência Financeira da Fiserv.
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