Vencer o abandono de carrinho é um dos desafios do e-commerce. Segundo pesquisa da Opinion Box, com mais de 2 mil consumidores, 15% deles afirmam desistir da compra com frequência. Um dos principais problemas relatados por esses consumidores, além do valor do frete e preços melhores na concorrência, é com a segurança, checkout e limitação de meios de pagamento na hora da compra. Mas existem soluções que podem ajudar varejistas a reter essas vendas.
Para simplificar etapas na hora do pagamento, além de ter uma infraestrutura robusta com alta capacidade de processamento de contas em diferentes ambientes, trazendo mais oportunidades de negócios, o varejista deve contar com uma diversidade de meios de pagamento que facilitam o processo. Carteiras virtuais e Pix são opções que não exigem dados sensíveis e senhas na hora da compra, além de pular etapas, ainda deixa o consumidor mais confortável em relação à segurança dos dados.
Outros meios de pagamentos estão evoluindo para se adaptarem a um checkout mais transparente. A Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) também vem implementando melhorias no uso do cartão de débito no e-commerce em busca de reduzir a fricção, evitando a exigência de dados para efetuar uma compra no débito, não haverá mais necessidade de senhas para compras online de até 300 reais. A Abecs também discute sobre o “Click to Pay”, carteira digital conduzida pelas bandeiras, e sobre a compensação de pagamentos no mesmo dia. Um dos requisitos de segurança da Abecs para que o varejista seja autorizado a aceitar essa modalidade, é que 60% de suas transações já sejam tokenizadas.
Segurança
A segurança na hora das compras é prioridade para 72% dos brasileiros na hora de escolher um meio de pagamento, segundo a pesquisa Carat Insights. Para que isso não seja um item de fricção no momento do checkout, a tokenização de cartões no e-commerce é um recurso que mitiga os prejuízos financeiros de fraudes e vazamento de dados para o varejista e proporciona uma experiência de pagamento digital mais segura ao consumidor. A tokenização é uma solução de segurança que gera um código identificador digital exclusivo, aleatório e temporário para proteger dados sensíveis e que pode ser atrelada a uma operação de e-commerce.
Sem fricção em lojas físicas
No varejo físico, o Pix e o pagamento por aproximação com cartões de crédito, débito e pré-pago é a bola da vez quando o assunto é pagamentos sem fricção. O recurso, que não exige senha até um certo limite, representa quase metade das compras físicas e traz agilidade e conveniência ao consumidor final e otimização de tempo para os varejistas. Segundo a Abecs, o pagamento por aproximação com cartões apresentou alta de 85,4% no comparativo com o primeiro trimestre de 2022, movimentando 191,3 bilhões de reais, em cerca de 3,6 bilhões de transações.
Portanto, as jornadas devem ser desenhadas apoiadas na segurança de dados com tokenização, checkout transparente e na diversidade de meios de pagamentos. A Fiserv fornece todas essas soluções, por meio da plataforma omninchannel Carat. O varejista ainda conta com ferramentas que ajudam na retenção de vendas como redundância de PSPs, inclusive no seu hub de Pix. Isso quer dizer que no pagamento se houver falha na transação, a Fiserv oferece uma outra instituição financeira de backup garantindo que a transação seja realizada. Além disso, conta com conciliação de pagamentos para ajudar na gestão dos negócios.
A Fiserv também conta com tecnologias antifraude que analisam os pedidos de uma loja virtual e identificam as compras suspeitas, impedindo que fraudadores façam compras utilizando a identidade de terceiros.
Conheça essas e outras soluções para simplificar o dia a dia do seu e-commerce ou de seu estabelecimento com gestão eficiente e com ofertas de pagamento sem fricção que impacte na decisão de compra do seu cliente.
Siga a Fiserv no Linkedin, Twitter e Facebook para acompanhar as novidades da empresa.