A evolução das tecnologias e a digitalização dos meios de pagamento têm trazido muitos ganhos para o mercado e para a experiência do cliente final. Mas essas inovações também podem trazer riscos quando o assunto é segurança, já que também há avanço nas formas de tentar ludibriar o varejista e o consumidor. O tema foi abordado no 17º Congresso de Meios Eletrônicos de Pagamento (CMEP), organizado pela Abecs, com participação da Fiserv no painel sobre segurança e prevenção a fraudes.
Apenas no primeiro trimestre do ano passado, houve mais de 2,8 mil tentativas de fraudes financeiras em canais eletrônicos por minuto no Brasil. O que mostra que foram cerca de 365 milhões de tentativas de golpes no mesmo período. As informações são de um cruzamento dos resultados de pesquisa da empresa de prevenção de fraudes e segurança digital CAF e dados do Banco Central.
Os impactos da IA no varejo
Quando falamos de inovação, o crescente uso de Inteligência Artificial (IA) se destaca. Ainda que a tecnologia seja muito utilizada em ferramentas maliciosas disponíveis na web, permitindo que criminosos gerem ameaças mais sofisticadas, as vantagens do seu uso para o varejo são mais relevantes.
Com a IA, é possível analisar o comportamento do consumidor e oferecer recomendações personalizadas, aumentando as chances de conversão e fidelização, além de permitir a personalização e otimização da cadeia de suprimentos e oferta.
Ela também se torna uma grande aliada na detecção e prevenção de fraudes, identificando padrões suspeitos nas transações, minimizando perdas financeiras e protegendo tanto os clientes, como os varejistas.
Como conectar Inteligência Artificial nos pagamentos
A segurança é um dos pilares estruturantes dos meios eletrônicos de pagamento, e ganha novos contornos com a Inteligência Artificial trazendo as seguintes possibilidades:
- Monitorar e avaliar todos os atos de interação para identificar e enfrentar ameaças e vulnerabilidades através de múltiplos fluxos de pagamento;
- Amplo espectro de autenticação e identidade digital atribuídos para o identificar consumidores genuínos;
- Regras e Machine Learning para possibilitar decisões baseadas nos resultados de vários recursos aplicados.
Token e 3DS para o combate à fraude
Segundo Rodrigo Climaco, vice-presidente de Operações Software Express do Brasil na Fiserv, além da IA, é necessário treinar as equipes do varejo e adotar ferramentas que ajudem na prevenção - que ainda é o melhor remédio.
“É necessário pensar na experiência do portador de cartão, ou de outros meios de pagamento, e do varejista desde a concepção de um produto ou serviço. Temos que ter token em 100% da base, otimizar o 3DS. O cliente não pode pensar que está sendo roubado quando a transação é rápida demais, nem que o banco é o inimigo porque declina suas compras”, destaca.
Conheça as soluções da Fiserv que apoiam os varejistas na melhor experiência do consumidor com os meios de pagamento. Navegue pelo nosso site e acompanhe nossas redes sociais: LinkedIn, e Facebook.
Leia mais no blog da Fiserv:
Desafios no varejo: como lidar com as trocas no omnichannel
Por que é preciso de IA no combate à fraude?
Conheça o Smart POS e o Tap on Phone da Fiserv